Thinner

Thinner

 

Você sabe o que é thinner? Thinner são misturas de solventes a base de cetonas (acetatos), glicóis (álcool), aromáticos e outros.

Trata-se de um liquido límpido e incolor, bem como inflamável e com um cheiro bastante característico.

O thinner é um grande aliado para ajudar na remoção de resíduos de tintas em diversos tipos de superfícies, bem como facilitar a limpeza de manchas e até mesmo gorduras presentes em diversos locais diferentes!

Seu uso é recomendado para a preparação de superfícies automotivas, bem como para a remoção de gorduras presentes em pisos, carpetes, assoalhos, cortinas, estofados e muitos outros.

O uso do thinner também pode ser indicado para a remoção de graxas e demais resíduos de óleos de peças mecânicas – ele apenas não tem capacidade para remover ferrugem.

Alguns tipos de thinners são recomendados para limpeza de peças, máquinas e equipamentos para pintura, também são indicadas para diluição de tintas à base de nitrocelulose.

Atenção, seu uso requer uma série de orientações e técnicas, e é justamente isso que iremos abordar ao longo desse artigo!

Uma das dúvidas mais recorrentes refere ao fato de que muitas pessoas confundem o thinner com o solvente – mas, isso nem sempre é adequado.

Para poder se aprofundar mais nesse aspecto, continue lendo esse conteúdo agora mesmo e entenda o máximo de informações possíveis sobre esse produto e como ele pode lhe ajudar em diferentes aspectos.

thinner

Thinner ou Solvente, Qual a Diferença?

A principal diferença entre o thinner e o solvente pode ser identificada logo na sua composição, uma vez que o primeiro se refere a um tipo de diluente de elevado poder de obstrução.

Ele ainda é feito por meio da mistura de compostos químicos e também solventes.

Justamente por esse motivo, existe um thinner adequado para cada perfil de aplicação.

Uma das suas principais funções é o de justamente fazer a diluição de tintas que sejam feitas à base de resina sintética com característica mais dura.

Isso é mais comum em tintas chamadas de acrílicas.

O uso do thinner nesse caso não compromete em nada suas propriedades, garantindo que seu uso de mantenha assertivo!

Os solventes são compostos orgânicos 100% voláteis, que tem a função de solubilizar as resinas!

O solvente está bastante presente na fabricação de tintas, pois conferem viscosidade adequada para aplicação, bem como na composição de thinners pra diluição.

Ele também pode ser usado para a realização de limpezas feitas em peças, principalmente as que são mais delicadas e precisam de maiores cuidados.

O solvente ainda decompõe o material aplicado, podendo comprometer ou não a qualidade do mesmo! Por isso, é importante manter a atenção quanto ao seu uso.

É de suma importância ficar atento à qualidade do produto que você for usar, bem como selecionar corretamente o tipo de solvente, pois assim você evita possíveis dores de cabeça, como aparecimento de poros e pontos fracos após a secagem.

 

Onde usar?

Como dito anteriormente, o thinner possui uma série de aplicações diferentes, podendo ser adotado tanto com um tipo de solvente como também como um poderoso agente de limpeza!

Ele pode ser usado para dissolver tintas a óleo e também laca, bem como para a remoção de manchas provocadas por tinta à óleo em ferramentas e também superfícies.

Se a tinta for mais grossa e difícil de fluir adequadamente sobre qualquer superfície, o thinner pode ser um grande aliado para facilitar as coisas, uma vez que ele pode ser usado para afina-la, facilitando a aplicação com pincel ou rolo.

Isso ajuda a criar uma superfície muito mais uniforme e com um acabamento muito mais bonito em qualquer projeto de pintura que recorra a essas tintas.

thinner-2

 

Thinner para Remover Tinta, Funciona?

Sim! Sem a menor sombra de dúvidas o thinner pode sim remover alguns tipos de tinta!

Isso quer dizer que você pode limpar a tinta de determinadas ferramentas e demais superfícies. O processo é, inclusive, bastante fácil – apenas requer alguns cuidados.

Vale salientar que o thinner é um produto altamente inflamável e por isso não pode, de forma alguma, ser usado perto de chamas ou ser exposto ao calor excessivo!

É importante também ter cuidado para não usar o produto para dissolver tintas que sejam fabricadas à base de água ou látex.

O thinner ainda é indicado para remoção de tintas em superfícies como metal, pois ele tem o poder de trincar a tinta, o que pode facilitar, e muito, a sua retirada por meio do uso de uma espátula!

 

Como Descartar

Por mais que o produto possa ser armazenado para um uso futuro, é ainda necessário considerar um descarte adequado dele, ou seja, no lixo porém com cuidados – isso porque em muitos lugares ele é classificado como uma substancia infectante.

É importante fazer esse descarte de forma bem responsável, pois é assim que você poderá contribuir para proteger o meio ambiente de uma possível contaminação!

Uma dica é evitar comprar mais thinner do que realmente você irá necessitar para uso – isso irá facilitar sua vida na hora de realizar o descarte!

Depois de usar todo o produto, a sugestão é fazer uma lavagem minuciosa na embalagem do produto, enrolar em papel e depois colocar no lixo!

Se por ventura você não usar todo o thinner há a opção de guarda-lo para um uso no futuro – nesse caso, prefira manter o liquido em um recipiente plástico ou vidro, e mantenha a tampa sempre bem apertada.

Mantenha o produto em um local limpo, seco e escuro! Isso é fundamental para manter sua eficiência.

Você ainda pode levar o thinner para uma estação de coleta de resíduos infectantes – em grande parte dos municípios existem esses locais e é válido consultar junto à prefeitura da sua cidade.

 

Onde Comprar

O thinner pode ser comprado em diversos locais, como lojas especializadas em tintas, materiais de construção e obras.

Para adquirir um thinner, venha até a Wagoss Tintas  e conheça a  qualidade dos nossos produtos!